segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI anuncia renúncia até 28 de fevereiro

Durante o consistório para a canonização de três novos santos, na manhã dessa segunda-feira (11) o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia pessoalmente, aos cardeais presentes.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo.

O discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi a notícia pegou a todos de surpresa, e após a renúncia, que acontece oficialmente no dia 28 de fevereiro, às 20h será marcado o Conclave, para a escolha de um novo Papa.

O Conclave deve ser marcado entre 15 e 20 de março, onde contará com a presença de cardeais brasileiros; Dom Cláudio Hummes, ex-arcebispo de São Paulo e atual Prefeito Emérito da Congregação para O Clero; Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo emérito de Salvador; Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecid e Dom João Braz de Aviz, Arcebispo de Brasília.

O porta-voz deixou claro que a decisão do Papa não foi tomada por uma doença específica, nem por dificuldades em seu papado, foi meramente pela idade avançada. Ele também descartou que Bento XVI sofresse de depressão ou de incertezas sobre o seu pontificado.

Sobre a notícia o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, diz  ter recebido com grande surpresa essa notícia, mas com grande esperança. Ele diz não esperar mudanças nesse momento, e sim após o Conclave, “Cada Papa tem suas características, mas todos devem ser um sinal visível da fé a todos, e levar isso por onde passar”.

“Sou muito grato ao Papa Bento XVI por seu ministério e seu carinho com o Brasil, onde aconteceu sua primeira visita intercontinental, uma visita que marcou sua vida e a de todos nós” diz Dom Damasceno.

Sobre a JMJ, que acontecerá em julho desse ano no Rio de Janeiro (RJ) "podemos ficar tranquilos pois vamos receber o Papa na Jornada Mundial da Juventude, não o Papa Bento XVI, mas o novo Papa, que será, também uma grande ho nra"  diz Dom Damasceno.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...